O mercado de transportes passa por “turbulências” há alguns anos; com constantes altos e baixos, o maior desafio consiste em trabalhar a logística de maneira adequada, a fim de sentir os impactos com menos intensidade. Transportadoras afirmam que a grande queda na movimentação e transporte de cargas é a principal responsável pelo retrocesso econômico nesse nicho de mercado.

Além de constantes desafios somados à crise, temos um histórico de infraestrutura escassa e necessidades periódicas de ampliação de nível e qualidade dos serviços prestados.

Entre as principais adversidades, podemos citar como principais:

– Problemas e conflitos gerais com a segurança pública;

– Mão de obra com baixa instrução ou treinamento;

– Infraestruturas deficitárias;

– Dificuldade de acesso nas distribuições (ruas, vielas e rodovias);

– Tráfego intenso e trânsito excessivo (o que atrasa todo o processo);

– Entre tantas outras…

Porém, em meio a adversidades, um lado positivo surge: as empresas e transportadoras despertaram a necessidade de dar mais atenção à logística! Com isso, notaram que apenas gestão as levaria a plena falência. Novas estratégias são, além de necessárias, sempre bem-vindas!

Algumas tendências surgiram, como forma de driblar a crise, entre elas está a famosa e conhecida redução de custos excessivos! Confira algumas dessas soluções:

– Aumento de especialização dos colaboradores;

– Menores cargas e prazos de entregas mais flexíveis (visando maior segurança para o trabalhador);

– Investimento no transporte modal, sendo um deles sempre o rodoviário;

– Redução dos valores de frete, colocando o preço e qualidade de serviço como principal atrativo e diferencial.

Cabe aos empresários e investidores dar novo um rumo para o ramo de transportes no país. A crise aliada a falta de investimentos gera impactos no fluxo das empresas, que logo deixam de ser competitivas entre si.

De que forma você está usando as estratégias a favor de seu negócio?

Suas tomadas de decisões valem muito!

Conte com a ajuda da FEX para garantir sempre o melhor para sua empresa e funcionários! Transportes e produtos industriais a favor da qualidade em primeira mão!

Voltar para postagens